Image and video hosting by TinyPic
Clique aí e entre no Fotolog da Blood Line Tatoo...

domingo, 8 de junho de 2008

Cascavelletes - BIOGRAFIA/DISCOGRAFIA



Os Cascavelletes foram uma banda de rock revolucionária surgida na metade da década de 80' em Porto Alegre. Formada inicialmente por Flávio Basso (vocais e contrabaixo), Ney Wannsoria (guitarras e vocais), Frank George (Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira, teclados e vocais) e Alexandre "Lord" Barea (bateria e vocais).
Flávio Basso e Nei Van Soria eram ex-integrantes da primeira formação do TNT, juntamente com Charles Master e Felipe Slotz. Frank Jorge era ex-integrante da banda Prisão de Ventre, na primeira formação era tecladista, mas o acaso acabou levando-o a assumir o contrabaixo: em um show na Cidade Baixa (tradicional reduto roqueiro de Poa), seu teclado foi furtado. Logo adota as seis cordas. Conforme Frank, foi nos Cascavelletes que perdeu a timidez de tocar no palco e pegou experiência de estrada. "Lord" Barea vinha de experiências anteriores com bandas de rock pesado, entrou na banda a convite de Frank.
Um dos grandes trunfos da banda eram suas apresentações ao vivo, um show dos Cascavelletes era algo meio surreal, coisa de filme mesmo: brigas, mulheres semi-nuas, alcóol em doses gigantescas, muita maconha pelo ar... Tudo "regido" pela banda, estavam sempre tão chapados que raramente os shows tinham hora para começar, e muito menos para acabar. Várias vezes os roads da banda eram quem animava e acalmava o público: Beto Barea e Jacques Sambora começaram o embrião da Rosa Tattooada em atresentações relâmpago nesses períodos de entorpecimento de Flávio & Cia.
Suas influências maiores eram os Rolling Stones e os Beatles, mas possuíam uma originalidade, tanto no som quanto nas letras. Com seu rock "pornográfico", abusado e sacana arrebataram uma legião interminável de fãs. Relatavam em suas letras o lado anárquico dos adolescentes da capital, suas desaventuras, romances frustrados e irresponsáveis, tudo com uma facilidade e honestidade incrível.
Em 1987 gravam a Vortex Demo-tape que estoura nas rádios de Porto Alegre com a faixa "Menstruada". Trazia ainda as primeiras versões de seus grandes sucessos, como "Morte Por Tesão", "Nega Bom-Bom", e "Ugagogobabagô", alguns clássicos do repertório que nunca foram gravados oficialmente: "A Barata", "O Dotadão Deve Morrer", "Banana Split" e ainda duas versões de músicas já gravadas pelo TNT: "Entra Nessa" e "Estou na Mão".
1988 é o ano de lançamento do EP independente Os Cascavelletes, depois da insistência do público por um lançamento em vinil. Rapidamente esgota sua primeira tiragem nas lojas da capital, somente com a segunda tiragem o álbum chega ao interior do estado, infelizmente já sem o brilhante encarte com fotos e letras. O disco foi produzido por Vinícius Canto, que logo se tornou o produtor artístico da banda, gravado em 16 canais nos estúdios da Castelnovo Produções Audiovisuais, exceto a música "Jessica Rose", que foi gravada ao vivo no Teatro Renascença em onze de novembro de 1987. Teve co-produção da Distribuidora de Discos e Fitas Abreu Ltda.
O disco rodou na íntegra nas rádios gaúchas, inclusive "Menstruada" que havia sido censurada. A sonoridade foi lapidada em relação a demo anterior. Nessa época conheci uns caras (que viriam a se tornar meus melhores amigos), que entraram tão fundo na "cascavelmania", a ponto de formar a G.A.N.G.I Produções Artísticas, para promover alguns shows da banda pelo interior do estado.
Neste ano também participam da coletânea Rio Grande do Rock da SBK Songs do Brasil, com as faixas "Estou Amando Uma Mulher" e "Morte por Tesão" nas mesmas versões do EP.
Pouco tempo após o lançamento, Frank resolve sair da banda, alegando que havia uma grande disputa entre Flávio Basso e Nei Van Sória, e ele não tinha espaço para colocar suas idéias em prática: "Não sou muito saudosista da época dos Cascavelletes, mas aprendi muita coisa com eles", disse Frank em entrevista recente.
Em 1989, já com novos integrantes (Luciano Albo no baixo e Cocaine Bluesman nos teclados), Os Cascavelletes lançam Rock'a'Ula pela EMI-ODEON e emplacam o hit "Nega Bom Bom", que fez parte da trilha sonora da novela Top Model. Com direção artistica de Jorge Davidson e produção de do Barão Vermelho, o disco foi gravado no Farm Estúdio no Rio de Janeiro. Trazia ainda, entre outras, "D.I.S.C.O - A Garota da Rua", "Eu Quis Comer Você, "Gato Preto", "Baby Satanás", "A Moto" e a genial "Lobo da Estepe".
Em 1991, Os Cascavelletes atingem a marca dos 500 shows pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Sai o terceiro e último disco do grupo com apenas duas músicas, "Homossexual" e "Sob Um Céu de Blues", que torna-se o maior hit do grupo, tocando ininterruptamente nas rádios do sul do país até hoje em dia. Produzido por Vinícius Canto e gravado nos estudios da EGER em Porto Alegre.
No ano seguinte, após uma tour por Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, o grupo termina suas atividades por decisão de Nei Van Sória, que abandona o grupo no meio dessa turnê.
Os Cascavelletes, com seu estilo marcante e irreverente, deixaram saudades em seus fãs espalhados pelo país inteiro. Já os que não conheceram e mesmo assim cultivam e idolatram a banda, ainda tem o prazer de acompanhar as carreiras solo de todos os membros da banda, seja através das cultuadas Graforréia Xilarmônica e Cowboys Espirituais de Frank; com Os Funérios (última incursão de Lord Barea); com a solida carreira solo de Flávio (ou melhor Jupiter Maçã) e de Nei Van Soria e ainda com as múltiplas participações do talentoso Luciano Albo nos shows do Papas da Língua, Tangos e Tragédias, Nico Nicolaiewiski e nos discos de quem mais você imaginar...

Discografia

Vortex Demo (1987)
Download
Ao Vivo no Ocidente (1988)
Download
Os Cascavelletes (1988)
Download
Video - Palcos da Vida/TVE (1988)
Download
Ensaio Rock'A'ula (Farm Estúdio - RJ) (1989)
Download
Rock'A'ula (1989)
Download
Demo Tape (1991)
Download
Os Cascavelletes (1991)
Download
Ao Vivo em Santo Ângelo 1989 (2006)
Download



Créditos ao durango-95.blogspot.com

Um comentário:

RamonRamyres disse...

Valeu por creditar tudo ao DURANGO-95....

Quando copiamos algo devemos dar os devidos créditos...

Abraço.
RamonR