Image and video hosting by TinyPic
Clique aí e entre no Fotolog da Blood Line Tatoo...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Escreva um Best Seller em 6 Passos


1- Pegue um herói
Desde a Grécia Antiga, os leitores precisam de um mocinho por quem tocer. Além de algum dom especial (superpoderes, força ou inteligência), o herói precisa ser corajosos e incorruptível. É necessário que ele enfrente dificuldades terríveis antes de sair vitorioso.
Ex: Harry Potter


2- Salpique muitos fatos
Para que o público não sinta que está perdendo tempo em ler algo sem novidades, use linguagem clara e apresente dados. Se o romance for policial, conte em detalhes como é feita a perícia, as novas técnicas laboratoriais, o perfil psicológico do criminoso.
Ex: Código da Vinci traz dados (não necessariamente verdadeiros) sobre religião.



3- Tempere com ensinamentos
O público quer ter a sensação de que aprendeu algo de importante e que se tornou uma pessoa melhor. Para cumprir essa tarefa, o texto precisa de doutrinas, sejam elas políticas, religiosas, ou místicas. Mas nada de ser radical, vá com a maioria: o leitor não quer ser desafiado.
Ex: O Caçador de Pipas fraz críticas ao mundo árabe e à desigualdade social.




4- Não invente
Esqueça as firulas e novidades. O leitor de best seller quer conteúdo interessante, e não forma rebuscada de escrita. Procure estilos literários já consagrados, escreva com palavras simples e em um texto bem direto, que flua sem que o leitor precise parar pra pensar.
Ex: Crepúsculo tem texto de poucas palavras e é bem fácil de digerir.




5- Bata no liquidificador
A maioria dos livros de sucesso é um samba do crioulo doido. Misturam conceitos, religiões, filosofias e mitologias. Desse jeito, ao mesmo tempo em que revisita conceitos conhecidos, o leitor tem a impressão de que está aprendendo coisas novas.
Ex: Paulo Coelho mistura tudo quanto é tipo de filosofia e religião.




6- Retire do forno
Como o público decide qual livro comprar? Lendo artigos na imprensa, consultando a lista de mais vendidos ou indicações das próprias livrarias. Para fazer seu livro ter destaque em alguns desses lugares é preciso investir em propagandas.
Ex: No caso de caras como Dan Brown e Stephenie Meyer, a campanha começa bem antes do lançamento.


Nenhum comentário: